31 de agosto de 2012

Quantas cabeças, tantas sentenças

Gosto desta expressão que indica a relatividade das opiniões humanas, portanto, nesta hora que todos estamos mais prontos a criticar os erros do que elogiar as coisas bem feitas, faço questão de expressar minha absoluta confiança no trabalho do técnico Roberto Fernandes. Qualquer coisa diferente disto seria, no meu parco entendimento, memória curta, né?

30 de agosto de 2012

O pesadelo não acabou - a transcrição (quase) ipsis litteris

O sonho de ver o América mandando seus jogos fora do RN passou a ser pesadelo. Um dia desses vi na Tribuna que a CBF confirmou o Nazarenão como a casa do Dragão. Se você tem um amigo que torcia contra, paciência... Envie-lhe seus sentimentos. Talvez nem careça... Desgosto mesmo foi o mês de agosto, vendo em sua casa branca morar um elefantinho que adora ver o sol na C, né?
..........
Eu queria ter na vida
Simplesmente
Um lugar de mato verde
Pra plantar e pra colher
Ter uma casinha branca
De varanda
Um quintal e uma janela
Para ver o sol nascer
.
[Casinha Branca - Gilson Campos]

Ao mestre com carinho, viu?

29 de agosto de 2012

Vale a pena ver de novo


Atendendo à reclamação do anônimo que anda incomodado porque este blog tem falado muito do abc e para mostrar que sou um democrata, aceitando a crítica que vem do lado de lá, coloco este video do belo gol do Ipatinga... Vale a pena ver de novo, né?

DO PRETÓRIO AO CALVÁRIO - A VIA CRÚCIS

Tudo como dantes no quartel d'Abrantes. América não consegue vencer mais uma vez fora de casa e permanece na oitava colocação. O Goiás continua invicto no Serra Dourada e a burrinha, coitada, segue sua via Crúcis, do Pretório ao Calvário, da B para C, em queda livre... Outra vez frustrou a pequena torcida mais sofrida. Nem mesmo com o apito amigo, que deixou de marcar uma penalidade clara em seu desfavor, consegue vencer em casa. Fazer o que, hein? Estão transformando o M. LAMAS em recreio dos visitantes, né?

AO VITÓRIA, MECÃO!

A principal característica do América no final do Estadual e início da Série B era a velocidade e a ofensividade, quer jogando contra times grandes, quer contra pequenos (incluindo os fregueses). Aos poucos, Roberto Fernandes começa a cair na armadilha do jogar "fechado" para explorar os contra-ataques. Parece que não está dando certo, né? Há duas ou três partidas que só vemos chutões de Cleber para o ataque. Cléber não é meia (se não estou muito enganado)! Ao atacar, diminuimos o tempo que temos para defender, defender e defender, até que um cochilo, um erro bobo, uma bola espirrada caia dentro do nosso gol. Prefiro o esquema antigo. Deu melhores resultados para nós.

VAQUINHA



Andam comentando pela cidade que para quitar a dívida com Washington a funerária teria oferecido o campo de pium. Não teria havido acerto porque o atacante receberia pium apenas pelos salários atrasados e aí não houve acordo quanto a 13º, FGTS e INSS. A ser verdade esse fato, pode ser que o veto ao aluguel de pium ao MECÃO tenha partido do jogador – seu futuro proprietário.  Comenta-se também que devido a essas dificuldades o fabuloso marketing funerauta estaria planejando reeditar a inesquecível vaquinha de 2009. Será, heim...?

28 de agosto de 2012

ARTIGOS DE REVISÃO

Entretanto, deve ser lembrado que a sustação de cheques, sem razões de fato ou de direito que a autorizem, constitui ilícito penal, tipificado como estelionato, e pode resultar em processo criminal e até na condenação do emitente a alguns anos de prisão.

Isso fica bem evidente na Lei do Cheque, Lei Ordinária n. 7.357/1985, que nos seus arts. 35 e 36, prevê que o emitente do cheque pode sustá-lo, desde que tenha MANIFESTADO AO SACADO, POR ESCRITO, OPOSIÇÃO FUNDADA EM RELEVANTE RAZÃO DE DIREITO, ou seja, tenha um motivo justo e legal para sustar o pagamento. Do contrário estará cometendo uma FRAUDE, tipificada no Código Penal como ESTELIONATO, conforme estatui o art. 171, § 2º., inciso VI, do referido diploma penal.

Enquanto isso...

Dizem que tem marketing queimando as pestanas para promover seu jogo em casa. Se antes da quinta peia a promoção para os sócios adimplentes que restaram era pague uma e leve duas, agora já se fala em um bota fora de ingresso a R$ 1,99. Com isto espera-se um público capaz de lotar um Fusca, né?

Meninos, eu li

À vitória, Mecão!

O Dragão volta a campo hoje contra o Goiás, até então invicto em seus domínios. Não tenho dúvida das dificuldades que encontraremos pela frente; não tenho dúvida que Roberto Fernandes encontrará os caminhos para anular o poderio adversário; não tenho dúvida que temos time para enfrentar, em pé de igualdade, o todo poderoso de Serra Dourada. À vitória, Mecão!

27 de agosto de 2012

CRISE?

Quem ouviu a entrevista do atacante Washington hoje à tarde escutou coisas escabrosas. Os cheques pré-datados que havia recebido como pagamento do contrato foram sustados nos últimos três meses. A dívida que o clube tem com ele, entre salários e outras coisas mais, é bastante alta. Um dirigente do clube fez um acordo de cavalheiros para que ninguém saísse lavando roupa suja, mas, em seguida, pôs nota no jornal falando sobre o problema com o jogador. Finalizou dizendo que tem muitas outras coisas que não quer comentar. Quem quiser ouvir toda a entrevista vai ter que pedir a gravação na emissora de rádio. A crise de Pium é sem remédio mesmo. Eu que não tenho nada a ver com isso, estou sem palavras para comentar. 

Crise? Que crise?

Precisa falar? Precisa não,  estas imagens falam por si só, né? Mas crise, crise mesmo, crise de verdade, lá não existe... A barca que sai não passa de um descarte para sanear as finanças. Léo Gamalho, Washington, Berg, Murilo e até Luizão que jurou amor eterno, foi? Dizem que na próxima eliminarão três de uma cajadada só, falam numa grande família, falam que Pedrinho Albuquerque foi campeão, falam que o nosso querido Francisco Diá esteve em Goianinha e já deu até entrevista, falam, falam, falam.... Só não falam em crise, né? 

Zarpou, foi?

É com pesar que registramos esta barca zarpando depois que a nave preta e branca adernou frente à tempestade Isaac. Vai repleta e pesada, viu? Seu timoneiro, aquele que antevia uma catástrofe em Goianinha, o mesmo que há pouco dizia que seu vice era quem mais entendia do assunto, já arquiteta meios para interditar o oceano Atlântico baseado na premissa da existência de uma determinada maré vermelha, né?

DE JUAN PARA RAUL

Mensagem interceptada por satélite espión del gobierno español, el BCD-P Uno, atribuída ao rei da Juan Carlos da Espanha para um jogador aqui da terrinha, logo após la quinta peya consecutiva.

26 de agosto de 2012

E...

E o meia Netinho começou a mostrar para que veio.

E os dois baixinhos baianos (Ricardo Baiano e Alan Bahia) formam uma parede mais dura que a muralha da China.

E, se não temos um time para ir a Tóquio, pelo menos estamos com boas opções táticas e de substituição: sai Norberto, Fabinho resolve; sai Wanderson, Gustavo resolve; sai Isac ou Lúcio, Pingo ou Max resolvem; sai Kleber ou Edson Rocha, Rodrigão resolve.

E o treinador fogueteiro disse que não estava preocupado com quatro derrotas consecutivas. Com essa, quem deve se preocupar e a diretoria (conjunto de um) do time "sem remédio".

E com a lista interminável de dispensa do time pretibranco, o buraco vai aumentando cada vez mais. Haja conta pra pagar!

E dos ex-América contratados para desatolar um elefante da lama, três acabam de ser dispensados (Berg, Luizão e Washington) e um foi o mortinho do jogo de ontem (F. Neves). Não basta querer imitar, tem que ir muito mais longe para ser AMÉRICA.

MEGA SENA



Num excepcional furo de reportagem, o Mecão Voz e Vez adianta pra nossa enorme legião de leitores, as previsões do último congresso de videntes que se encerrou nesse fim de semana. Apesar de nos outros sorteios nada poderem adiantar, foram unânimes em garantir que na Mega Sena de 24/11/2012, quase todos os números podem ser previstos com um alto grau de certeza. Só existe uma indefinição, mas convenhamos, com essas dicas não tá muito difícil de acertar, certo?

Os números são:   1 x 0
                              1 x 2
                              2 x 1
                              0 x 2
                              1 x 0
                              0  x ?

Eu particularmente vou apostar no número 6...  acho que tem tudo a ver, né não?

BOLA CHEIA E GOL CONTRA

Bola cheia para o Ministério Público que não foi na onda dos que, sem time para jogar, quiseram se valer de mentiras e artimanhas mal cheirosas para tumultuar futebol.

Gol contra para o time dos gols contra que quis inventar motivos esdrúxulos para impedir que nossa torcida vá assistir à sexta peia consecutiva que o Mecão vai dar dentro do ginásio Frrazquerrão no final da série B.

Gol contra para parte da imprensa que só assistiu a isso, sem exercer sua função de criticar atitudes desesperadas e antidesportivas como essa.

Bola cheia para a Polícia Militar que, mais uma vez, fez um trabalho sério e impecável no Nazarenão, dando segurança e tranquilidade para todos que ali estiveram.

Gol contra para os jogadores do time freguês que, sem qualidade técnica, maliciosamente quiseram provocar a torcida do América durante a partida de ontem.

Bola cheia para o time do América que, mesmo não jogando bem no segundo tempo (nem precisou, né?), conseguiu segurar o atabalhoado elefante bêbado no final da partida de ontem.

Deu no G1 - O portal de notícias da Globo

Tempestade Isaac mata 6 no Haiti e 14 mil são evacuados. Por aqui, com apenas uma chuvinha e um mirrado gol de cabeça, Issac afunda o time da burra preta e ameaça uma família inteira de demissão. Mas CRISECRISE mesmo, CRISE de verdade não existe pros lados de Pium. Tudo não passa de uma marolinha, o time de lá está encorpando e, com mais um caminhão de minhocas, digo reforços, quem sabe ainda irá lutar pelo título, né?

25 de agosto de 2012

A MANCHETE NACIONAL

América-RN 1 x 0 ABC – Mecão instala de vez a crise no rival!

 

Essa foi a quarta derrota seguida do Mais Querido e o Ademir Fonseca pode cair

 

CINCO MUITO!

-Cinquenta quilômetros distante de Natal.
-Cinco horas da tarde do dia 25 de agosto.
-Cinco minutos faltavam para o final do primeiro tempo: gol de Isac.
-Cinco gatos pingados do BcD testemunhando mais uma apresentação ridícula de seu time.
-R$ 45.535,00 a renda do jogo.
-Cinco cartões distribuídos pelo árbitro durante a partida.
-Cinco peias seguidas pro Mecão.
-Cinco vitórias apenas o time de preto conseguiu nos dezenove jogos que fez.
-Cinco letrinhas a palavra PÍFIA para definir a campanha do time deles esse ano.
-Cinco os piores times da Série B: (bcD, Guaratinguetá, Brangantino, Ipatinga e Barueri)

Freguês, né?

Para esfriar a cabeça após a quinta peia seguida, nada como ler um bom livro... A sinopse deste fala de uma burrinha, das altitudes de Goianinha, do ar rarefeito do caldeirão do Nazareno e, claro, de uma freguesia, né?

FALANDO EM ARMADILHA...

A torcida não pode cair na provocação dos enlutados. Nossa arma é o grito, o canto de guerra, o aplauso, a bandeira, a faixa e o incentivo. Para os adversários e para os erros dos árbitros, a pressão, o xingamento, a vaia.
Os jogadores não podem cair na provocação do adversários. Eles vão jogar retrancados, catimbando o jogo, tentando fazer o tempo passar e querendo que o juiz dê cartão para nós. (Olhe que até o dirigente polivalente já disse que ia pedir para alguém "conversar" com o juiz).

SEM INDIVIDUALISMO EXAGERADO, COM RESPEITO, MAS SEM PENA, VAMOS BUSCAR TRÊS PONTOS E SALDO DE GOLS. É A NOSSA CASA. É LÁ QUE TEMOS MOSTRADO NOSSA FORÇA. PRÁ CIMA DELES, MECÃO!

Torcei e vigiai

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8 . Assim hoje devemos nos portar, mais do que nunca, vigilantes. Lá outros animais já bramaram e aprontaram para inviabilizar Goianinha. Vamos torcer e vigiar, vamos lotar o Nazarenão, o nosso colosso de tubos e cimento, viu? Os guerreiros do Dragão precisam e merecem nosso incentivo, nada a mais que isto. Vamos em paz à vitória dos peles vermelhas! Não provocar nem ser tragado por armadilhas, né Pedro?

24 de agosto de 2012

Conversar o que, hein?

Deu em Marcos Lopes: "ARBITRAGEM PREOCUPA O ABC". Preocupados com a arbitragem local (entenda-se Leandro Saraiva), os dirigentes de Pium pediram a José Vanildo que ele conversasse com o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Ricardo Albuquerque. Confesso que não entendi... Conversar o que, hein?

A ficha da minhoca

As minhocas são animais anelideos da classe Oligoqueta, ordem Haplotaxida, distribuídas pelo solo úmido, são animais subterrâneos e detritívoros, pois se alimentam de detritos. Taí. Para mostrar aquele anônimo que diz que este blog só cria problemas (comentário na postagem Com peninha), a prova que também aqui se faz ciência, né?

Magnânima mentira...

Quando a verdade é tão bela para ser preferida a ti? Este trecho de Jerusalém libertada, escrita pelo poeta italiano Tasso, parece bem atual em época de clássico. Aqui, para desmotivar o jogo, a "magnânima" ganha formas e, como o óleo, flutua à superfície da verdade. Que coisa feia... Deixa pra lá, né? O que nos interessa é vermelhar novamente a BR101, invadir Goianinha, lotar o caldeirão do Nazareno e incentivar o Mecão a mais uma vitória. Estaremos lá, respeitosos aos adversários (eles não são inimigos) , mas confiantes em nossos guerreiros; com torcida única ou não, com a magnânima mentira ou não...

PIADA GENÉRICA

Segundo a Tribuna do Norte de hoje, essas foram as argumentações do acb para que se tivesse torcida única no jogo de sábado:
A) Histórico de violência entre as torcidas.
Mas sempre que houve baderna, isso ocorreu no frasqueirõa. No Nazarenão, não houve tumulto nem quando acintosamente colocaram uma torcedora do time deles para desfilar em plena torcida do América.
B) As últimas declarações do presidente do América, Alex Padang, que atiçaram ainda mais o clima belicoso entre os torcedores.
Só se foi no ouvido de algum cabeção, porque nada que foi dito na imprensa sequer sugere essa invenção.
C) Goianinha dista a mais de 50Km de Natal, favorecendo a armação de emboscadas criminosas por parte dos torcedores rivais.
Eles devem está sabendo de alguma infiltração da Al Qaeda em Goianinha. Nunca vi coisa tão absurda.
D) O pequeno e acanhado estádio de Goianinha, segundo a imprensa, não cumpriu sequer com o básico de estrutura e segurança conforme as normas da CBF e do Estatuto do Torcedor.
O babc continua discriminando descaradamente a cidade e o povo de Goianinha. Depois vão dar uma de bom moço.
E) Com torcida única nos jogos, eliminando os riscos de confrontos, os estádios iriam receber um público bem maior devido a sensação de segurança.
Acho que até o convento das freiras beneditinas iriam em peso aos jogos, e ainda rezar uma missa no intervalo, né?

Se não têm time, pelo menos criatividade e senso de humor esses caras têm de sobra.

23 de agosto de 2012

DIRETAMENTE DE WASHINGTON

"Adriano assinou com o Flamengo e terá salário de R$ 50 mil".
E olha que ele vai jogar, nem que sejam apenas algumas partidas. Enquanto isso, tem muita gente ganhando a mesma coisa aqui no nosso futebó e não dão chance nem pro banco de reservas. Agora, os dirigentes do Flamengo não devem ter sido burros para pagar a Adriano com cheques pré-datados, né?

IMPRENSA IMPRECISA

"A tendência é de que Norberto seja avaliado no treinamento de hoje, que vai ser realizado no estádio Frasqueirão, assim como Fabinho. A situação mais complicada é a de Norberto, que tem poucas chances de participar do clássico." Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/america-trabalha-para-contornar-problemas-medicos/229396. Na semana passada o mesmo periódico estampou manchete dizendo que o resultado do jogo do avc com o Boa havia sido empate. Desse jeito, acreditar em quê?!

Obstáculo

Brecht, escritor alemão, em Vida de Galileu disse que "perante um obstáculo, a linha mais curta entre dois pontos pode ser a curva". Deixando pro lado as brincadeiras, é certo que teremos sábado um grande obstáculo, são 97 anos de rivalidade, teremos que contorná-lo com respeito, garra e disciplina tática. Para isto a linha mais curta poderá ser, além da estratégia de Roberto Fernandes, a curva do vento de Goianinha, a fervura do caldeirão do Nazareno, o ininterrupto incentivo dos peles vermelhas... Prepare-se torcida do Mecão, está chegando a hora, vamos invadir Goianinha! 

22 de agosto de 2012

Com peninha

A burrinha quer fazer treino nas  altitudes de Goianinha, é? Querem fazer o reconhecimento dos tubos das arquibancadas, né? Vão não, viu? As autoridades constituídas daquele município não têm memória curta, ainda ecoa as infundadas acusações do ex-vice, mandaram procurar outro pasto... Eu? Tenho nada com isto, mas confesso que fiquei com peninha, viu?

A indignação faz poesia

Essa expressão deriva de Juvenal que afirma que, mesmo não sendo poeta por dotes naturais, passou a sê-lo graças à indignação. Mas quem sou eu, hein Juvenal, para fazer poesia com a escalação de um árbitro "caseiro" para apitar o clássico? Óbvio que a história recente mostra o contra senso desta medida, óbvio que mesmo indignado não farei poesia. Pego emprestado trecho de A Flor e a Náusea, de Carlos Drummond de Andrade... "Pequenos pontos brancos (não seriam pretos e brancos?) movem-se no mar, galinhas em pânico. É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio".A náusea, né?

CURTINHAS DO XARÁ

- Do Torcedor americano de verdade: Eu já contribui para o aluguel das arquibancadas móveis no Nazarenão.
- Da Comissão de Arbitragem: Um time ficou muito feliz com a escolha de arbitragem local para o clássico. Qual foi?
- Da CBF: Artilharia de gol contra não vale nada. A menos que seja para contabilizar mais um récorde.
- De Goianinha: A partida de sábado poderá servir para voltar a aproximar o América do G4 e o outro time do Z4. 
- De Brasília: O Ministério Público é um órgão sério para cair em paixonite de time de futebol.
- De Washington: Os cheques pré-datados continuam caindo; e as dívidas continuam aumentando...
- Do Prefeito de Goianinha: "Vou instalar uma CPI para saber quem autorizou rota de disco voador em minha cidade sem autorização!"

A pedidos, com as mesmas letras transcrevo e parabenizo

Torcida única e funções do MP‏

Prezado Sérgio,

Tendo em vista a recente polêmica acerca do suposto pedido do Abc ao Ministério Público para que os clássicos entre América e Abc sejam disputados com torcida única, gostaria de prestar alguns esclarecimentos que julgo importante diante dos repetidos equívocos cometidos pela imprensa. Em primeiro lugar, é preciso que fique claro que o Ministério Público não pode determinar, nem decidir acerca dessa questão, sem que haja acordo entre os clubes envolvidos. Em verdade, o Ministério Público tem diversas funções importantíssimas para a sociedade, mas dentre elas não está a de decidir questões, para isso existe o Poder Judiciário. O Ministério Público emite pareceres, entra com ações penais contra os acusados de terem cometidos crimes, fiscaliza a Polícia, dentre outras atribuições, mas a tarefa de decidir cabe somente ao Poder Judiciário. Não é correto dizer que é o Ministério Público quem vai decidir se haverá torcida única nos clássicos porque não compete a ele decidir sobre isso. O que poderia ocorrer era que os clubes procurassem conjuntamente o Ministério Público para que fosse assinado um documento chamado “Termo de Ajustamento de Conduta” (TAC), no qual América e Abc se comprometeriam, por livre e espontânea vontade, a permitir apenas a entrada da torcida do clube mandante nos jogos entre eles. Ainda assim, este documento poderia ser questionado no Poder Judiciário com base no Estatuto do Torcedor, que garante 10 % (dez por cento) dos ingressos para torcida visitante. Em resumo, sobre torcida única nos jogos entre América e Abc, o Poder Judiciário é o único que pode determinar ou decidir de forma definitiva. 

Atenciosamente, 

Paulo Maia 
Juiz de Direito 

21 de agosto de 2012

O ANJINHO E O JUS SPERNIANDI

Depois que li no Vermelho de Paixão o esclarecimento do meritíssimo juiz de direito, Dr. Paulo Maia, acerca das funções do Ministério Público - uma verdadeira aula de direito - fico na certeza que, no que concerne ao clássico com torcida única, resta ao povo de Pium, além do intrínseco desejo de esvaziar Goianinha, o JUS SPERNIANDI (direito de espernear) e o direito de chamar o anjinho, né?

20 de agosto de 2012

FALTA SEGURANÇA AO NAZARENÃO

O presi-vice-conselheiro-diretor do time do técnico fogueteiro acaba de divulgar resultado de consulta sigilosa que fez à NASA sobre a segurança da última partida da série B aqui no Estado. A agência americana gentilmente mandou relatório desaconselhando aquela região por se tratar de caminho regular de discos voadores, principalmente os da rota   Marte - Júpiter, via Goianinha. A foto verídica tirada ontem à tarde do puxadinho do Nazarenão é mais uma prova de que ali não tem a mínima segurança para a prática do futebol. Ninguém vai quer que torcedores de preto sejam abduzidos por alienígenas cabeçudos, né? Ou vai?

Ovos de dragão

Já está ficando enfadonho. A era dos "estruturados" tem se notabilizada pelo radicalismo; pelo disse, mas não disse; pelo mando, mas não mando; pelo besteirol e, por assim dizer, pela solidariedade da "especializada". Esta semana não será diferente, o tema da insegurança nos estádios começa a ser requentado, é sempre assim quando o mando de campo é nosso. Especialistas darão entrevistas, será solicitado estudo geológico das altitudes de Goianinha, análise da falha tectônica de João Câmara e seus possíveis reflexos na eclosão de ovos de dragões órfãos. Convocarão MP, IBAMA, IDEMA, SAMUR, o CDC, os BOMBEIROS e a FORÇA NACIONAL, tudo para mascarar a pífia campanha da burrinha e acabar em mais uma peia... Difícil deixar de escrever uma sátira, né?

"DEUS NÃO JOGA DADOS" (A. Einstein)


A sorte do time das letrinhas miúdas é que, mesmo sendo um time limitado, terminando o primeiro turno, os dois últimos colocados não conseguiram fazer pontos suficientes para brigar pela saída do Z4. Mas a sorte pode mudar.
O azar do América é que, mesmo sem ter um time "grande" no campeonato, terminando o primeiro turno, os dois primeiros colocados conseguiram pontos suficientes para se distanciar muito dos demais. Mas o azar pode mudar.

19 de agosto de 2012

Tu o dizes Sófocles

Uma só razão para clássico com torcida única: MEDO. Sófocles, em Acrísio, dizia que "quem tem medo não faz outra coisa a não ser rumores". E de rumores em rumores e de medo em medo, quem sou eu para discordar do trágico grego? Tu o dizes Sófocles. Tu o dizes, né?

Otite média

Nunca me esqueci daquela aula. Meu velho e querido professor Heriberto Bezerra descrevia o quadro da otalgia (dor de ouvido) na criança, como só ele sabia.  Era uma cena de meter medos. "A avó, à espera do médico, na calçada, rios de lágrimas escoriam pela rua, a criança se esgoelando num choro contínuo, um quadro dantesco". Parece que foi ontem de tão vivo em minha memória... E por que se lembrar disto agora? O que isto tem a ver com o futebol? Tudo! Ontem, após a derrota da burrinha, a rádio lá de baixo era a própria otite média. O choro era contínuo e o rio de lágrimas, hein? Escorreu Ribeira a baixo, uma comoção em tudo parecido com a descrita na aula do velho mestre, né?

18 de agosto de 2012

O GATO SUBIU NO TELHADO

Há quinze dias, os otimistas de plantão estavam felizes da vida porque o time de preto ia jogar duas partidas no ginásio descoberto de Pium. Entrariam na briga pelo G4 e, muito provavelmente, dariam a arrancada para o título da série B 2012. Mas só arrancaram raiva da torcida mesmo. Já perderam as duas. O ténico fogueteiro vai direcionar os fogos para os próprios jogadores. E olhe que sábado tem mais! Isso, se permanecer ainda comandando o time. Acho que o título da postagem de hoje dos blogs especializados será: "UMA DERROTA COM SABOR DE EXCREMENTO" (não dava para usar outra palavra, né?)

BOA noite, né?

Empate com sabor de empate

Não fizemos uma grande partida, tivemos um primeiro tempo horrível onde o nosso goleiro, aquele parecido com Rubinho Barrichello, queimou a minha e muitas outras línguas, fez uma partida impecável e ganhou o direito de vestir nosso escudo com galhardia, como diria o filósofo cabeça, Neném Big Head. No segundo tempo, mais uma vez o olho clínico de Roberto Fernandes arrumou a casa e merecíamos melhor sorte, principalmente após a entrada de Luizão (vixe, deve ser ato falho! Obrigado a todos que prontamente corrigiram), digo Rodrigão, a saída do nosso pássaro e a volta de Pingo para sua real posição. Enfim, um empate com sabor de empate, né?

DESTILANDO VENENO

É claro que trazer um ponto dos seis disputados lá fora não era o que pretendíamos. Mas, devo ter ficado meio zonzo e ouvido coisas depois de ver o nosso América, desfalcado de Norberto, Márcio Passos e Fabinho, conseguir um empate com o América MG - aquele mesmo que esteve aqui há 4 dias e aplicou uma surra nos Piumgaláticos. Tive a impressão (corrijam-me se estiver errado) de ouvir o comentarista na televisão dizer que nosso treinador estava "ameaçado". Essa é muito boa! Além dos times, agora temos que lutar contra juízes, contra a distância, contra o descaso das autoridades, contra a palavra dita, mas não dita, e também contra os plantadores de informações na imprensa. Das duas uma: ou é muita desinformação ou é maldade mesmo do rapaz. É para rir.

17 de agosto de 2012

É preciso semear

Nada de cultuar a má colheita ou o inesperado revés de terça-feira, é preciso semear vitórias. Hoje teremos uma nova batalha e não podemos deixar que o desânimo nos abata. Passemos pelo coelho das Minas Gerais, vamos abatê-lo no seu próprio campo, o bicho é rápido, mas o Dragão lança fogo pelas "ventas", né? Vingaremos o elefantinho e retomaremos o caminho das vitórias. Corações ao alto, guerreiros americanos! A nossa colheita, a Série A, nos espera.

16 de agosto de 2012

O AMÉRICA PRECISA DE VOCÊ!

Mais do que nunca, precisamos estar juntos juntos nessa luta para não sermos "expulsos" do Rio Grande do Norte no segundo turno da Série B. Não merecemos isso. Estamos sofrendo pelo descaso de uns, desinteresse de alguns e má fé de outros. É para levantar da cadeira e darmos mais essa prova de amor ao melhor clube do Estado. Somos o time melhor colocado na competição. Não estamos fugindo da zona de rebaixamento. Temos amplas chances de brigar pelos primeiros lugares da tabela. Mas isso dificilmente acontecerá se nós, torcedores não estivermos juntos do time nas partidas em que o mando de campo for nosso. E isso só poderá acontecer no Nazarenão. Cabe a todos os americanos o esforço para não deixar que a CBF determine a ida do América para outro Estado. Temos como fazer isso. Só depende de nós. As contribuições em dinheiro podem ser feitas diretamente no clube ou através de depósito na conta abaixo:

Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0035
Operação: 003
Conta: 930-5
Titular: América Futebol Clube
CNPJ: 08.333.783/0001-37

Isto sim é torcida

Bastou o presidente Alex Padang convocar e a resposta está aí: adesões ao Conselho Deliberativo, adesões ao Sócio Dragão e doações espontâneas através de depósito bancário. Irreversível, imensa torcida americana! As arquibancadas à caminho do Nazarenão e o ar de Goianinha novamente ficando rarefeito para os visitantes. Só resta agora o arrependimento daqueles que perderam um bom dinheirinho por não honrar a palavra empenhada, né?

A VEZ DO MAKETING

A ordem do dia é viabilizar nosso mando de campo no Nazarenão. Abrir conta corrente para receber contribuições é uma opção. No entanto, o torcedor precisa de mais do que o dinheiro e a boa vontade para chegar junto. Precisa da iniciativa de ir a uma agência ou caixa eletrônico para fazer o depósito, e ficar na zona de conforto (nem tão confortável assim) esperando que os outros façam é mais regra do que exceção. Nessas horas é que as cabeças devem funcionar. O setor de marketing tem que buscar todas as estratégias possíveis para conseguir o resultado esperado. Uma das opções que existe é no próximo e último jogo do primeiro turno no Nazarenão, onde grande parte da torcida estará presente. Na ocasião, não precisará de esforço adicional para contribuir. O clima será propício a isso.

NÉ, NENEM?

No final do jogo da última terça estava de cabeça quente; em compensação, agora estou mais tranquilo. Perder para o Criciúma, líder do campeonato, não é nada de mais; em compensação, levar três gols em cinco minutos só serviu para bater o recorde do bcD contra o Vitória. Levamos quatro gols pelo mesmo lado; em compensação, estávamos com um jogador a menos desde o primeiro tempo e Wanderson havia jogado muito, assim como Fabinho e Pingo. Isac e Lúcio têm nos ajudado muito; em compensação, Pingo não pode ficar de fora da próxima partida. Vai ser difícil repetir aquela atuação de terça; em compensação o América MG não é o Criciúma. Quanto ao Gladstone, não acredito que tenha dito tanto disparate; em compensação, não acredito que ML tenha inventado nada daquilo. Neném, de tanto pensar, está com a cabeça ainda maior; em compensação, ele não é nenhum E.T.

LEMBRANÇAS DE 1975



Todos nós gostamos de guardar com carinho as imagens das grandes vitórias de nossos clubes, mas lá na nossa memória também se intrometem – mesmo sem a gente querer e por toda a vida – assombrações de nossos piores desastres.
Concluído aquele jogo “inesquecível” de terça-feira, me veio imediatamente à lembrança uma tarde de domingo da década de 70 (31/08/1975), quando aconteceu outro desastre em circunstancias em tudo semelhantes. E aí vocês entendem o “inesquecível” do texto acima, porque 37 anos depois ainda estão vivas as lembranças daquele outro 3x4 desastroso.

A quarta rodada do Campeonato Brasileiro de 1975 marcava para Natal o jogo entre America-RN e São Paulo. Naquele ano, mais uma vez, o Mecão além de Bi-Campeão potiguar era o único representante do estado no Campeonato Brasileiro, reservando para a funerária – como quase sempre – a incômoda tarefa de torcer contra o futebol do RN.  Na época o Mecão tinha um dos melhores times que vi jogar em todos esses anos de fiel torcedor, sendo que nesse jogo a escalação foi: Sombra/ Ivan, Ademir, Odélio e Cosme/ Zeca e Humberto Ramos (Washington)/ Reinaldo, Santa Cruz (Pedrada), Elcio Jacaré e Ivanildo/ Técnico Sebastião Leônidas. Por algum motivo que não me recordo, deixaram de jogar dois titulares absolutos: o goleiro Ubirajara e o zagueiro Mario Braga. Para nos enfrentar o São Paulo trouxe a Natal uma de suas grandes formações com: Waldir Perez/ Nelsinho Batista, Paranhos, Arlindo e Gilberto/ Chicão e Ademir/ Terto, Serginho Chulapa, Pedro Rocha e Muricy Ramalho/ Técnico José Poy.
Agora vejam como a seqüência dos acontecimentos é parecida: O São Paulo abriu a contagem com Ademir (14’) e assim terminou o 1º tempo. No 2º tempo o Mecão virou pra 3 x 1 com gols de Santa Cruz (8’), Ivanildo (13’) e Elcio Jacaré (28’). E aí veio a “inesquecível” revirada do São Paulo com gols de Serginho Chulapa (35’), Ademir (39’) e Arlindo (42’). Lembro que naquele campeonato a vitória por um gol de diferença valia dois pontos e vitória a partir de dois gols de diferença, três pontos. Ou seja, fomos da glória da vitória de três pontos para a miserável derrota no finalzinho do jogo, nos mesmos sete minutos – como terça-feira.

Duas coisas nos servem de consolo para que deixemos para trás a noite de terça-feira: 1 – Eventos como esses parecem só se repetir de 37 em 37 anos, e sendo assim, teremos bastante tempo para nos preparar para o próximo; 2 – Lembrar que naquele Campeonato Brasileiro de 1975, o Mecão - como é de seu feitio e por isso reconhecido como O ORGULHO DO RN - teve mais uma excelente participação, quando, além de vencer o Vasco em São Januário, terminou essa primeira fase classificado em terceiro lugar a dois pontos do líder (Flamengo), a um do segundo (Grêmio) e deixando para trás times como: Figueirense, Santa Cruz, Goiânia, Portuguesa(SP), Vitória(BA), Santos(SP), Campinense e Sergipe.

Para finalizar digo - baseado nas lições que o passado nos deixou - que  devemos portanto seguir em frente, certos de que temos tudo para sacudir a poeira e dar a volta por cima!

15 de agosto de 2012

Por que ilusão?

Não quero acreditar que um homem com nível superior, formado numa profissão regida por rígidas normas éticas, tenha cometido o deslize de pôr em dúvida à capacidade moral e profissional de colegas que assinam, avalisam e tocam o projeto da Arena América em ritmo célere. O que levaria um homem a cometer tamanha insensatez? Quem autorizou outro nome que não o do arquiteto Ricardo Dantas projetar nosso estádio? Por que ilusão, caro missivista? Ontem pagamos pontualmente a última medição da terraplanagem, estamos para desgosto de muitos, com caixa e com o cronograma literalmente em dia. O campo de jogo começará a ser aprontado e as primeiras estacas da superestrutura serão, num prazo máximo de 15 a 30 dias, fincadas no solo sagrado do Abílio Medeiros e no coração de alguns desesperançados. Triste, deselegante e antiética o teor das afirmações divulgadas por Marcos Lopes, recuso-me acreditar que tenha sido escrito pelo Gladstone Daniel, um profissional correto e íntegro. Ficamos à diposição de todos que queiram conhecer o trabalho sério e responsável que estamos desenvolvendo por amor ao América Futebol Clube.

Noite negra - América perde para o líder e a burrinha volta ao normal

Após uma apresentação esplendorosa o América vacila no final e deixa, literalmente, o Criciúma virar o jogo. Evidente que o cochilo foi geral, evidente que o desgaste físico por jogar quase todo o tempo com um homem a menos foi fundamental, evidente que detestável seria citar nomes e apontar culpados, mas ficou claro que carecemos de um goleiro que passe confiança e defenda pelo menos algumas bolas endereçadas ao nosso gol... Quanto ao nosso maior rival, nossa querida burrinha preta, pelo menos ela nos ajudou a conciliar o sono nesta noite negra... Voltou ao normal, né? Perdeu em casa para o América, foi?

14 de agosto de 2012

PACIÊNCIA, NÉ?


Marte
O juiz: errou ao expulsar Márcio Passos e errou ao não marcar o pênalti contra nós. Os gols do Criciúma: pareceram replay um do outro. O América: um time de guerreiros. Pingo: merece ser titular. Nosso potencial: ficar na série B (espero que esteja errado). O Criciúma: pinta de campeão. O Ano do Dragão: está querendo se transformar no Semestre do Dragão. Segundo Turno: se brincar vão querer que o nosso mando de campo seja  nesse local aí da foto.

Por que não?

Porque o juizão foi caseiro na expulsão do Márcio Passos, por que jogamos contra o líder da competição, por que  não tivemos a competência necessária, né?

Vencer o Criciúma, por que não?

Nada é tão difícil que, à força de tentativas, não tenha solução, já dizia Terêncio lá pras bandas do ano 159 antes de Cristo. O Criciúma tem um excelente time é certo, mas quem disse que à força de tentativa, da vontade, da garra e da determinação não possa vencê-lo no seu próprio terreiro. Acredito na vitória do América nas terras de Santa Catarina, acredito que Roberto Fernandes escontrará o ponto de equilíbrio e a motivação necessária para este fim. Acredito na força do Dragão, vamos vencer o Criciúma, por que não, né?

13 de agosto de 2012

POR QUE SERÁ, HEIN?

Que tem gente do outro time que quer torcida única nos clássicos a partir de agora? Por que não pediram isso antes? A segurança não era prioridade na época? Ou naquela ocasião as torcidas eram formadas apenas por congregados marianos e monges capuchinhos? Cá entre nós, isso tá cheirando a trauma brabo que ficou ao ver o ginásio descoberto de Pium todo vermelho comemorando o título do Estadual 2012 conquistado pelo América. Não querem passar por isso de novo. Já pensou o América, na última partida do Campeonato, classificando-se entre os quatro primeiros e empurrando o outro time para a Série C?

Imoral

Qualquer idéia que não seja a construção em regime de urgência-urgentíssima do nosso estádio para no mínimo dez mil torcedores é inaceitável. Qualquer acordo com a OAS no sentido de tirar os jogos do América do nosso estádio é IMORAL. Qualquer manobra contrária ao sonho de todos os americanos será rechaçada por mim e por muitos, com força desproporcional, e não passará de mais uma tentativa daqueles que sempre, por motivos que prefiro nem procurar entender, se postaram contrário à construção do estádio próprio.

DÚVIDAS E CERTEZAS



Nessa questão de onde jogar o segundo turno da Série B, tem uma coisa que não entendi e duas que tenho certeza.
Não entendi é o porquê da escolha de Caruaru, sendo essa cidade o dobro da distância de João Pessoa e quase isso de Campina Grande, que seriam outras opções. Tenho lido que um fator que pesou bastante foi a possibilidade de poder treinar lá, e aí as dúvidas aumentam. Como assim? Alem de transportamos o elenco para cada jogo ainda faremos isso para treinar também? Ou isso quer dizer que nos mudaremos até o fim do ano para lá?  
Sei que essas minhas dúvidas provavelmente derivam do fato de que não tenho todas as informações dessa complexa equação, principalmente porque estou fora de Natal e não pude ir a reunião da última quinta-feira.
Quanto às duas certezas que tenho, uma é que sei que o melhor está sendo buscado e a outra é que TODOS OS VERDADEIROS AMERICANOS NÃO PODEM SE OMITIR NESSA HORA.
Quem ainda não é Conselheiro ou Sócio Dragão tem a OBRIGAÇÃO de se associar. Além, é claro, de apostar no Mecão na Timemania

12 de agosto de 2012

UM HOMEM DE PALAVRA

Há muito tempo, Bezeca tinha uma Kombi que não queria se desafazer de jeito nenhum. Um dia, uma pessoa perguntou por quanto ele vendia aqauele automóvel. Bezeca disse que não tinha a intenção de vender, mas falou um preço qualquer e o moço foi embora. No dia seguinte, essa pessoa voltou com o dinheiro na mão e Bezeca, para não quebrar sua palavra, vendeu a Kombi a muito contra-gosto. Bezeca criou seus quatro filhos com o lucro de um pequeno negócio que tinha (uma bodega de esquina). Cumpria suas obrigações e pagava em dia suas dívidas (água, luz, impostos, etc.), mesmo que isso representasse algum aperto para a família no final do mês. Seus filhos aprenderam essas e muitas outras lições.  E uma outra grande lição que ensinou foi a amar o América F. C., clube que, até os últims dias de sua vida, mesmo enxergando e andando com dificuldade, acompanhou lá no Nazarenão. Agradecemos a ele pelos exemplos, lições e ensinamentos que nos deixou. Hoje é seu dia PAI. Parabéns! E obrigado por tudo. Que nos mande sua benção do céu.

10 de agosto de 2012

Chega de lamúrias

Depois do merecido descanso, nada melhor que retomar a caminhada à Série A com uma vitória contra o líder. Que venha o Criciúma, está na hora de cair o último invicto em casa, né? Pra cima deles, Dragão!

9 de agosto de 2012

AQUI É ASSIM


Agora, se não funciona desse modo em todo canto, não temos culpa.

Desproposital

Diante da "excelente" campanha das letrinhas na Série B - tem gente até achando normal aquele massacre na Ressacada onde o dream team de Pium foi bombardeado só durante os noventa minutos - acho desproposital o que tão fazendo com Carminha nesta novela... Assim é demais, né?

8 de agosto de 2012

CURTINHAS DO XARÁ

- Pega a bola aí, goleirão!
- Han? Onde? Que bola?

- No jogo lá em Santa Catarina o verbo era conjugado assim: 1º gol: Eu Franguei (acho que é miopia em alto grau); 2º gol: Vós falhastes (que lambança, hein?); 3º gol: Ele aceitou (de novo?).
- Concordo só em gênero e número, mas não em grau, com o treinador quando diz que é natural perder para o Atlético PR. Que o resultado pode ser considerado natural, tudo bem; agora, se ficarmos achando natural perder para os que brigam pelo G4, onde é que vamos parar? Brigando com o outro para não cair?
- De um expert do futebol: "será que vale a pena um time do RN ir para a Série A?" Duvido que essa pergunta fosse feita se o time das letrinhas é que estivesse brigando pelo acesso.
- Um verdadeiro tratado de medicina de urgência em blog esportivo potiguar justificando a "desimportância" da presença de ambulância próximo ao campo de jogo. Acho até que a CBF deveria proibir as ambulâncias no local.

Se não bastasse um furacão...

Se não bastasse a perda da invencibilidade nacional do Nazarenão, ainda tivemos que engolir muita fumaça tóxica dos sinalizadores acesos na arquibancada por alguns "iluminados". Tá na hora de repensar isto, meus amigos, aquilo é extremamente nocivo a saúde.

Cobranças e mudanças

América perde a invencibilidade e as esperanças? Não creio. A esperança é nossa última deusa, não morre jamais! Embora a queda de produção de alguns atletas seja palpável, não tenho dúvida que temos tempo para reorganizar a tropa, repor as peças e seguir em frente rumo à Série A. Para isto acredito e espero cobranças, acredito e espero mudanças, acredito e tenho esperança...

7 de agosto de 2012

Orgulho de ser Mecão

Que ninguém durma, que ninguém fique em casa, que ninguém fique parado, que ninguém se cale por nenhum instante. Todos ao Caldeirão do Nazareno hoje à noite, vamos com todo respeito e civilidade tornar o ar de Goianinha novamente rarefeito para nosso adversário. Contundência do time e torcida será imprescindível à vitória do Mecão, para isto estaremos lá, para isto confiamos naqueles que defenderão nosso escudo, por isto temos orgulho de ser Mecão...

6 de agosto de 2012

O QUE VEM POR AÍ.

16ª rodada: América RN X Atlético PR
17ª rodada: Criciúma x América RN
18ª rodada: América MG x América RN
19ª rodada: América RN x bcdz
20ª rodada: Goiás x América RN
21ª rodada: América RN x Vitória

Serão rodadas decisivas (só um freguês no meio) onde qualquer deslize pode significar grandes perdas. Se quiser brigar pela ponta, não tem que temer nenhum desses adversários. Vamos começar nesta terça, com o Atlético PR. Estaremos com nossa força máxima. Portanto, não dá mais para perder gols feitos, para levar gols bobos, para levar cartão por reclamação idiota ou falta desnecessária. Nessa sequência é que vamos mostrar se lutaremos pela ponta ou pelo G4. Brigar para não cair para a terceirona não é conosco não.

Escrotos

Depois que o ex-vice de futebol do time das letrinhas afirmou, segundo o blog de Ricardo Silva, que "o futebol é injusto e ESCROTO, feito às vezes na sua grande maioria por escrotos e mal intencionados", conseguimos fotografar este belo exemplar que confirma a regra. E eu que pensei que só havia Congregado Mariano...

Virgílio

O poeta latino, dizia em Bucólicas que cada um é atraído pelo seu próprio desejo. O  nosso, mais que apenas lutar pela permanência na B, é subir à Série A e por esta meta não devemos arredar pé. Nada de acomodação, nada de conformismo, muito menos entrar na onda pessimista que orquestram para nós. Temos que pensar grande para obter o justo, temos que lutar pela primeira colocação, temos que entender que não existe super time na disputa este ano, que com pequenos ajustes teremos time para alcançar o justo - Mecão mais uma vez na elite do futebol pentacampeão mundial. Quanto à burrinha... Deixemos que a coitada seja atraída pelo seu mais intrínseco desejo de ser novamente campeão brasileiro de terceira, né Virgílio?

5 de agosto de 2012

Mas no retrovisor, viu?

Não há como negar, o Dumbo respira sem aparelhos, torcida e imprensa em festa, o travo da zona já é passado... Nós? Estamos bem, obrigado, sem essa de desespero. Não temos um super time, é certo que precisamos ajustes, mas enquanto uns e outros se alegram por se afastar da degola estamos a discutir os caminhos de volta ao G4, com o Dumbo "melhorzinho", mas no retrovisor, viu?

VAI UM CAFEZINHO AÍ?


As três posições conquistadas na última rodada foram devidamente devolvidas nesta. E ainda mais deixando um tal bigode passar na nossa frente! Pelo menos o Criciúma e o Vitória perderam nesta rodada. Vamos deixar de dar chance à sorte. Não sabemos até quando ela estará conosco. Se dormirmos no ponto, logo, logo, em vez de querer chegar ao G4, lutaremos para fugir do Z4. Acorda Dida! Acorda Norbeto! Acorda Netinho! Acorda Lúcio! Acorda Roberto Fernandes!

4 de agosto de 2012

Um time de guerreiros

Assim vi o América jogar ontem. Sem pontaria, é certo, mas com um ataque que sempre deixa sua marca nas redes adversárias. Sem a devida segurança debaixo da trave, mas com uma defesa sólida que impõe respeito. Com um meio campo ainda carecendo que Netinho adquira ritmo de jogo, mas criando e deixando nossos jogadores à cara do gol. Enfim, um time necessitando de pequenos ajustes, mas com amplas chances de nos proporcionar muitas alegrias, um time de guerreiros.

3 de agosto de 2012

A CAUSA DO EMPATE "ESPETACULAR"

Será que o América tem um stand de tiro com arco e flecha para treinar nossos jogadores?

Vamos morrer abraçados?

Um grande jogo, um empate espetacular (assim os lá de baixo disseram quando a burrinha empatou fora, né?), continuamos no G4 apesar de mais uma falha de goleiro... Até quando? Será que vamos morrer abraçados?

Vencer ou vencer

O América Futebol Clube, de um pequeno Estado do Nordeste, conquistou crédito no cenário futebolístico brasileiro pela grandeza das suas conquistas, pela simpatia que inspira. Fundamental que todos os atletas entendam que defender nosso escudo é motivo de orgulho, que "os onze" representam uma imensa nação, que nossas esperanças estão neles depositadas, que não nos interessa a possibilidade de derrota, que hoje é vencer ou vencer.

2 de agosto de 2012

O antídoto antes do veneno

Provérbio de São Jerônimo que recomenda antecipar as manobras do adversário, defendendo-se antes do ataque para conquistar a vitória. É assim que devemos entrar sexta-feira em campo, antecipando e surpreendendo o Boa Esporte. Quem sabe Rodrigão ou o menino Zé Antônio no lugar de Márcio Passos, né? Sei não, deixo isso para quem entende, só sei que podemos e temos condições de começar a pontuar bem também fora do ar rarefeito de Goianinha e começar por Varginha seria uma boa...

1 de agosto de 2012

EU SÓ QUERIA ENTENDER!

- O América tem um jogo no Nazarenão contra o Barueri, valendo a volta ao G4, mas a banda podre da imprensa passa o dia dizendo que Goianinha é muito longe, que o jogo é muito tarde, que pode cair raio, que o puxadinho é desconfortável, que a marca da pipoca de lá não boa;
- O outro se arrasta pela Zona, respira de vez em quando por meio de aparelhos, mas a imprensa gloriosa passa o dia conclamando a torcida e os torcedores fantasmas para irem testemunhar só Deus sabe o que;
- O time nunca chegou a Série A, a não ser pelo ultrapassado critério de convite, mas o presi-vice-presidente diz que quer voltar à elite do futebol (!);
- O América vence a partida, sobe três posições, fica em terceiro no campeonato, ultrapassando Goiás, América MG e São Caetano, mas tem que acender a luz de alerta;
- O outro empata com o time que foi goleado pelo América, não consegue nem se mexer na classificação, ficando no pomposo 14º lugar, mas o resultado foi ESPETACULAR;
- O treinador Ademir Fonseca discute com o atacante Washington e o expulsa da preleção, mas diz que o problema do jogador é só com a diretoria do time (imaginem se fosse com ele?).

A porca lavada volta a rolar na lama

Está afirmação não é minha, está na segunda epístola de Pedro para caracterizar as pessoas que, mesmo conhecendo a verdade, recaem teimosamente no antigo erro e nos velhos hábitos. Pois bem... Depois do ar de Goianinha mais uma vez ficar rarefeito para nossos adversários, depois de mais uma vitória do Mecão, depois da volta do Dragão para o aconchego de G4 (terceiro lugar, viu?) e depois de ouvir lá em baixo que o América vence, mas ascende o sinal de alerta, chego a conclusão que Pedro só esqueceu daqueles que nunca saíram da lama, né?

DE VOLTA PRO MEU ACONCHEGO...

Na voz de Elba Ramalho, agradecendo a ajudinha do nosso co-irmão, que não nos deixou ficar em 4º e nos colocou no 3º lugar da competição.
ÊTa rodadazinha boa da peste! Só dois clubes ganharam posições: o CRB, que subiu uma colocação, e nós, que passamos por cima de três. Enquanto isso, os outros dezoito times ou cairam ou ficaram ancorados mesmo (alguns espetacularmente ancorados). E somos nós que temos que acender a luz de alerta? O que eu quero mesmo é continuar nessa "crise" e "despencando" como alguns olhos vesgos, míopes e astigmáticos querem fazer ver. É mole?